A sua Saúde é Prioritária

Conheça o que lhe vai no peito...

Tendo sempre presente de que a sua saúde é prioritária e que o Cancro da mama quando diagnosticado precocemente pode ser curado, a mulher deve:

  • Realizar o Auto-Exame Mamário todos os meses (a partir dos 20 anos);
  • Consultar o seu médico quando notar alguma alteração mas suas mamas;
  • Realizar a 1ª Mamografia (Baseline) aos 35 anos;
  • Realizar periódicamente Mamografias (cada 1-2 anos)

A mulher deve tomar parte activa na detecção precoce do CANCRO da MAMA

 



Conheça as suas mamas

Cada mama tem 15 a 20 lobos; dentro de cada lobo existem muitos lóbulos que contêm grande nº de ácinos que podem produzir leite.Os lobos, lóbulos e ácinos estão conectados entre si por canais chamados ductos que se dirigem para o mamilo que está colocado na zona central da pele chamada aréola.


A gordura preenche os espaços entre os lóbulos e os ácinos.A mama é envolvida por dois folhetos de tecido fibroso, um superficial, outro profundo aderente aos músculos peitorais e conectados entre si pelo Ligamento de Cooper.

Cada mama contém vasos sanguíneos ( artérias e veias ) e vasos linfáticos drenando estes a linfa para os gânglios linfáticos que se encontram em grande nº na axila, ao longo da artéria mamária interna e acima e abaixo da clavícula.

Geralmente as duas mamas não são iguais e as suas características estão dependentes da influência das hormonas ováricas (estrogénios e progesterona), variando desde a puberdade, em cada ciclo menstrual, na gravidez e por fim na menopausa.


Mudanças que ocorrem na mama normal
Desde o início Puberdade e durante toda a vida, a mama esta constantemente em mudanças. Conhecendo estas mudanças, a mulher poderá reconhecer qualquer alteração (espessamento, ou nódulo) quando praticar mensalmente o auto-exame mamário.


Puberdade
Crescimento das mamas que começa antes do ínicio da menstruação e que é controlado pelas hormonas femininas.
Ciclo Menstrual
Sob a inflência das hormonas femininas , as mamas na semana antes da menstruação, aumentam de volume por acumulação de líquidos. Podem assim aparecer nódulos que diminuem ou desaparecem na semana a seguir à menstruação.
Gravidez
Durante este período as mamas tornam-se mais tensas; as glândulas mamárias e os canais alargam e por isso as mamas aumentam de volume.
Após a amamentação as mamas voltam ao seu volume normal; pensa-se que o prolongar a amamentação não ofereça protecção contra o aparecimento do cancro.
Menopausa
Glãndulas mamárias e os canais começam a reduzir de tamanho como ínicio da menopausa. O tecido fibroso que suporta as mamas tornam-se menos duro e nas mulheres mais velhas, as mamas tornam-se menos firmes e por vezes caídas.
Mudanças no Peso corporal
Dado que as mamas contem muita gordura, podem ocorrer mudanças conforme se aumente ou diminua de peso.